O PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS PELA VIDA (PÃIM) E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) NA RELAÇÃO COM A PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE
Resumo
O Programa de Ações Integradas pela Vida (PÃIM) parte da compreensão biopsicossocial e espiritual de saúde de acordo com os preceitos preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É voltado a prestação de serviços fundamentados em três eixos: saúde, educação e espiritualidade e vêm se destacando no fornecimento de ações de cuidado em saúde mental no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e junto a sociedade civil. Destarte, suas intervenções dividem-se em: a) Formação através de cursos de curta duração, com enfoque técnico; b)Pesquisa, na busca de conhecer ou ampliar os saberes existentes sobre as PICS, violência, cuidados paliativos, espiritualidade, etc. e, c)extensão, através de práticas junto à comunidade acadêmica e externa, de forma totalmente gratuita.Por meio divulgação interna no âmbito da UFC e parcerias locais, o PÃIM fornece atendimento através de profissionais, estagiários e extensionistas de Psicologia. Após realizar os cuidados básicos, os prontuários são digitalizados e sofrem todas as incidências de segurança preconizadas pelos órgãos reguladores e fiscalizadores, estando disponível para consulta e reutilização. Em 2020, com o recrudescimento da pandemia do COVID19, no período de março até a atualidade, foi exigido que o Programa buscasse ativamente profissionais voluntários de forma a aumentar as horas disponibilizadas a comunidade. Foram beneficiados pelos atendimentos psicossociais, alunos das universidades locais e do interior, professores e técnicos das instituições de ensino superior, professores do ensino médio, local e estadual. Observou-se que em consequência da pandemia houve um aumento de queixas vinculadas ao estresse, fobias, angustia e ansiedade. O PÃIM consolida-se cada vez mais no âmbito da UFC, como o programa de extensão que consegue apresentar resultados concretos e palpáveis, unindo teoria psicológica com à prática acadêmica.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.