ENCONTROS EICTV/UFC: O ESTUDO DO CINEMA POR MEIO DE PRÁTICAS DE ENSINO INTERDISCIPLINARES, MULTI LINGUÍSTICAS E O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA PEDAGÓGICO NO AMBIENTE VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Caio Cardoso Holanda
  • Gabriel Omar Batistuta Brito de Freitas
  • Shirley Monica Silva Martins

Resumo

Este trabalho apresenta uma coletânea de dados e relatos concernentes aos resultados obtidos no webinário “Encontros: Cinema e Audiovisual/UFC e EICTV”, programa que consistiu em aulas virtuais que ocorreram entre os meses de Agosto, Setembro e Outubro de 2020, vinculadas às disciplinas optativas Cinema Latino-Americano e Estéticas Sonoras IV. Devido a pandemia e com a suspensão das aulas presenciais, uma nova metodologia de estudos foi adotada: a dos encontros virtuais. No curso de Cinema e Audiovisual da UFC, foi desenvolvida em parceria com discentes, docentes e técnicos, como uma iniciativa das professoras Shirley Martins e Cristiana Parente, uma nova metodologia de aproveitamento desses encontros virtuais. Esse formato visou trazer a participação da Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de Cuba, com docentes, discentes e egressos(as) dessa Instituição. Foram aulas com nomes importantes para o desenvolvimento do cinema latino-americano, que foram não somente fundamentais artistas do cinema, mas também docentes com vasta experiência e desenvolvimento acadêmico sobre cinema. Devido a possibilidade da virtualidade, os encontros puderam ocorrer com profissionais que estavam em qualquer lugar do mundo com acesso à internet: e tivemos aulas com hispano falantes, com o desenvolvimento de diálogos e glossários em espanhol. Os encontros aconteceram com temáticas voltadas às áreas de som para filmes, variados formatos de roteiro, diferenças no enfrentamento do cinema de baixo orçamento, reflexões analíticas e críticas acerca do Cinema Latino-Americano e relatos de vivência no desenvolvimento do trabalho com películas. Semanalmente, por três encontros de quatro horas de duração, os(as) palestrantes convidados(as) traziam suas experiências acerca dos temas abordados e tiravam dúvidas que surgiam durante o processo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência