O PROJETO DE EXTENSÃO OFICINAS DE VIOLONCELO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Este trabalho configura-se como um relato de experiência no âmbito do projeto Oficinas de Violoncelo. O ensino coletivo de violoncelo nos projetos de extensão da Universidade Federal do Ceará teve início no ano de 2015 sob a coordenação da Prof.ª Dora Utermohl de Queiroz. Em 2020, devido a pandemia gerada pela Covid-19, a modalidade de ensino e aprendizagem adotada foi o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O Google Meet foi a plataforma de webconferência utilizada como ferramenta síncrona de comunicação, além disso foram desenvolvidas videoaulas de conteúdos relativos à teoria musical e à técnica do instrumento. Participaram das aulas 15 alunos, divididos em 4 turmas, e 6 monitores, dentre bolsitas e bolsitas voluntários. As atividades educativas com cada uma das turmas ocorreram duas vezes na semana e todos os participantes eram adultos ou jovens adultos. Além da componente prática relativa às ações educativas, este trabalho contou com a aplicação de questionários direcionados aos alunos e monitores. Esta pesquisa buscou compreender as características e desafios encontrados pelos alunos e monitores devido à adoção da modalidade do ERE. Os resultados apontam que apesar das dificuldades relativas ao acesso à internet e a dispositivos digitais os alunos puderam desenvolver habilidades musicais e motoras consistentes. O produto deste trabalho e dos demais projetos de cordas friccionadas da UFC pode ser observado no recital online que foi transmitido pelo Youtube no dia 12 de dezembro, no qual 8 alunos de violoncelo realizaram uma performance remota das canções trabalhadas juntamente com os monitores, durante o semestre.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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