O QUE MUDA COM A ADOÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO A DISTÂNCIA? UMA ANÁLISE DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DOENÇAS INFECCIOSAS E TERAPIA ANTIMICROBIANA.

Autores

  • Luis Gustavo Rocha de Castro
  • João Gabriel Vale de Carvalho
  • Matheus Gama Nogueira
  • Bruno Araújo de Freitas
  • Júlio César Dantas
  • Roberto da Justa Pires Neto

Resumo

Introdução: A necessidade de distanciamento social, advinda da pandemia de COVID-19, forçou as instituições de ensino a adotarem mais metodologias de ensino a distância (EaD). Nesse contexto, a Liga de Estudos em Doenças Infecciosas (LEDI), optou pela adequação do Curso de Atualização em Doenças Infecciosas e Terapia Antimicrobiana (CADITA), que é uma ação vinculada ao Projeto de Estudos e Ações em Doenças Infecciosas (PEADI), a esse modelo. Objetivos: Analisar a adoção da metodologia EaD no VI CADITA, afim de identificar aspectos que o distinguem do modelo presencial e que devem ser consideradas quando da sua adoção. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo das respostas dos formulários de inscrição do VI CADITA, realizado no semestre letivo 2020.1, bem como relatos de experiência de membros da LEDI responsáveis pela organização do mesmo Resultados: Foi observada a ampliação do público-alvo do curso, enquanto o modelo presencial se limitava aos residentes da cidade de Fortaleza e região metropolitana, o modelo EaD possibilitou, de acordo com as respostas do formulário, a participação de pessoas de 23 estados em 3 países. Também foi observado o aumento do número de vagas ofertadas, no modelo presencial esse número era limitado pela capacidade das salas de aula onde o curso seria realizado, ficando em torno de 80 vagas. No modelo EaD essa restrição foi superada, possibilitando a oferta de 500 vagas. Há de se destacar ainda a redução da interação entre os atores do processo de ensino-aprendizagem devido ao distanciamento inerente a esse modelo, bem como o impedimento a pessoas sem acesso a uma internet de qualidade. Conclusão: A metodologia EaD se mostra de grande valia no que tange a continuidade das atividades de ensino em períodos que exigem a adoção medidas de distanciamento social, contudo, é necessário ressaltar que tal metodologia também possui limitações em relação ao método presencial que devem ser consideradas sempre que se opta pela sua escolha.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão