O USO DAS REDES COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR: A EXPERIÊNCIA DE UM CICLO DE PALESTRA COMO FOMENTADOR DA APRENDIZAGEM.

Autores

  • Victoria Eduarda Mororo Barroso
  • José Glauco Lobo Filho
  • Isaac da Silva Santos
  • Yohanna do Valle Hamberger
  • Matheus Nogueira Lucas
  • Heraldo Guedis Lobo Filho

Resumo

INTRODUÇÃO: No contexto dos avanços frenéticos da tecnologia nos dias atuais é extremamente necessária a incorporação dos recursos digitais à educação médica. Tais instrumentos mostram-se uma excelente estratégia facilitadora no processo de aprendizagem por meio de cursos e palestras online realizados nas redes sociais. Tornando o acesso ao conhecimento atrativo e facilmente difundido.(KIND, et al., 2014). OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de medicina na produção e execução de um ciclo de palestras online em cirurgia cardíaca como estratégia de extensão no contexto do ensino à distância da Faculdade de Medicina (FAMED/UFC). METODOLOGIA: O projeto nomeado “The Heart in Your Hands” teve como objetivo abordar temas referente as bases da cirurgia cardíaca em palestras realizadas na plataforma de vídeos YouTube. Utilizando como fonte o livro “Kirklin - Cardiac Surgery 4ed” os extensionistas do Projeto Na Batida Perfeita, ministraram as atividades em busca de repassar os conhecimentos obtidos aos participantes das palestras quinzenais, que posteriormente permaneceram disponibilizadas na plataforma. Foram realizadas 6 conferências com duração de 1 hora no primeiro ciclo de palestras contando com a participação de alunos de todo o Brasil e contando com os comentários de especialistas em discussões após a abordagem dos temas. RESULTADOS: Com a realização de 6 palestras no primeiro ciclo, a iniciativa somou 554 participações incluindo espectadores de todo o país. Sendo a aula inaugural de tema “Anatomia, Dimensões e Terminologia” acompanhada por 221 alunos. CONCLUSÃO: É visível o potencial das ferramentas online como estratégia de democratização e perpetuação do ensino em tempos de distanciamento. O número de pessoas alcançadas mediante o tempo de projeto reflete a necessidade de ampliar e investir em tais modelos que demonstram superar as barreiras que a sociedade enfrenta atualmente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão