O USO DAS REDES COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR: A EXPERIÊNCIA DE UM CICLO DE PALESTRA COMO FOMENTADOR DA APRENDIZAGEM.
Resumo
INTRODUÇÃO: No contexto dos avanços frenéticos da tecnologia nos dias atuais é extremamente necessária a incorporação dos recursos digitais à educação médica. Tais instrumentos mostram-se uma excelente estratégia facilitadora no processo de aprendizagem por meio de cursos e palestras online realizados nas redes sociais. Tornando o acesso ao conhecimento atrativo e facilmente difundido.(KIND, et al., 2014). OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de medicina na produção e execução de um ciclo de palestras online em cirurgia cardíaca como estratégia de extensão no contexto do ensino à distância da Faculdade de Medicina (FAMED/UFC). METODOLOGIA: O projeto nomeado “The Heart in Your Hands” teve como objetivo abordar temas referente as bases da cirurgia cardíaca em palestras realizadas na plataforma de vídeos YouTube. Utilizando como fonte o livro “Kirklin - Cardiac Surgery 4ed” os extensionistas do Projeto Na Batida Perfeita, ministraram as atividades em busca de repassar os conhecimentos obtidos aos participantes das palestras quinzenais, que posteriormente permaneceram disponibilizadas na plataforma. Foram realizadas 6 conferências com duração de 1 hora no primeiro ciclo de palestras contando com a participação de alunos de todo o Brasil e contando com os comentários de especialistas em discussões após a abordagem dos temas. RESULTADOS: Com a realização de 6 palestras no primeiro ciclo, a iniciativa somou 554 participações incluindo espectadores de todo o país. Sendo a aula inaugural de tema “Anatomia, Dimensões e Terminologia” acompanhada por 221 alunos. CONCLUSÃO: É visível o potencial das ferramentas online como estratégia de democratização e perpetuação do ensino em tempos de distanciamento. O número de pessoas alcançadas mediante o tempo de projeto reflete a necessidade de ampliar e investir em tais modelos que demonstram superar as barreiras que a sociedade enfrenta atualmente.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.