O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO AO PROFESSOR DURANTE A PANDEMIA.

Autores

  • Sarah Isabelle Brizzante Cintra
  • Amanda Lima Mendes
  • Gustavo Moura Oliveira
  • Vanessa Ellen Cacau dos Santos
  • Raquel Santiago Freire

Resumo

As redes sociais se tornaram mais presentes no dia a dia das pessoas, tornando-se um recurso de rápida disseminação de informações. O ano de 2020 acelerou o processo do uso de ferramentas digitais na educação, devido a toda situação ocasionada pela pandemia. Muitos professores não possuíam experiência utilizando aplicativos ou outros recursos digitais, por isso tiveram muita dificuldade em aprender a começar e utilizar essas ferramentas em suas práticas de sala de aula. O objetivo desse trabalho é apresentar como um perfil na rede social Instagram contribuiu na divulgação de conteúdos sobre recursos educacionais digitais, dentre outros. Através do Instagram, o perfil do grupo de pesquisa PROATIVA - @proativa_ufc - durante a pandemia, teve o intuito de auxiliar educadores, criar conteúdo relevante indicando aplicativos, recursos educacionais digitais (RED) e outras ferramentas. Os conteúdos explicavam como usá-los, e se baseavam em compartilhar lives, livros, filmes, dicas, mensagens positivas, editais e cursos disponíveis que pudessem contribuir tanto para o ambiente escolar como para o lazer. Foram realizadas mais de 200 postagens em 2020 e cada conteúdo era escolhido e avaliado previamente por um grupo de professores e alunos que juntos constroem o perfil que mescla o marketing digital com as necessidades do público-alvo, também promovendo o PROATIVA para a comunidade. O futuro pode parecer incerto, entretanto, o uso de ferramentas digitais estão cada vez mais presentes no meio educacional, dessa forma, é importante que hajam conteúdos que auxiliem nesse processo. Durante o ano, alcançamos de forma totalmente orgânica mais de 977 seguidores. Essa estatística mostra como o trabalho desenvolvido nas redes sociais do PROATIVA tem sido positivo, principalmente neste período de pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão