OPERAÇÕES DE FUSÃO ENTRE EMPRESAS NO MERCADO DE PRODUÇÃO DE AERONAVES COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO

Autores

  • Nilciane Silva de Mesquita
  • Jair do Amaral Filho

Resumo

O sistema de livre iniciativa de produção de aeronaves global apresenta características peculiares em relação à concorrência se apresenta como um mercado altamente custoso, demonstrando uma tendência a realizar processos de fusão entre empresas de mesmo nicho em uma busca para manter-se atuante no negócio, e, dessa maneira, alcançar novas tecnologias que sejam importantes para a evolução aeronáutica, aspecto que é exigido pelas empresas de aviação que atuam nacional e internacionalmente. O objetivo deste estudo é entender quais aspectos levam a essa concentração de empresas no mercado de produção aeronáutica, onde existe baixa quantidade de empresas de relevância atuando com destaque. Dessa maneira, o conteúdo foi fundamentado a partir de uma revisão integrativa de literatura fundamentada por uma pesquisa bibliográfica realizada e através da leitura de artigos sobre o assunto e legislação, buscando compreender os aspectos de mercado que levam à concentração de empresas em constantes operações de fusão que caracterizam o monopólio da indústria de produção aeronáutica, entender como as empresas se beneficiam nesses processos de concentração e compreender qual o impacto dessas operações no espaço territorial em que se aplicam. Através da análise realizada, foi possível observar que a decisão de todos os órgãos responsáveis por tratar das operações de fusão, apesar de obter a aprovação ou, no mínimo, caminhar nesse sentido, foi influenciada pela observação da concorrência e das ações empresariais internacionais, avaliando se haveria impactos negativos – como a diminuição das opções de jatos no mercado e o consequente aumento no valor destes –, e se uma das empresas não acabaria perdendo sua posição e competitividade em relação aos concorrentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão