ORATÓRIAS EM MÓDULOS E DEBATES TREINOS: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
Resumo
A Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará é um projeto criado em 2010 com o objetivo de estimular o debate honesto e a boa argumentação, bem como difundir a prática de oratória dentro do ambiente acadêmico. Com sede na Faculdade de Direito da UFC, o grupo atua no desenvolvimento de Módulos em Oratória, os quais são ministrados, aos sábados, nas instalações da referida faculdade para alunos do ensino médio e ensino superior. Tais módulos visam a contextualizar os participantes acerca da proposta do debate, bem como ajudá-los a desenvolver competências comunicativas relevantes, tais como articulação na fala em público e construção argumentativa. Após a apresentação dos módulos, são realizados os Debates-treino, nos quais os estudantes podem debater temas previamente divulgados e relacionados a pautas de relevância filosófica, política e sociológica, tanto no âmbito nacional e internacional. Evidencia-se, assim, que o desenvolvimento de tais encontros é de grande importância para o projeto, que pretende continuar realizando-os em 2021. O objetivo do presente trabalho é, assim, apresentar as atividades desenvolvidas pelo projeto, apresentando seus resultados para o desenvolvimento dos membros nas áreas do conhecimento mencionadas e perspectivas futuras. No que se refere à metodologia utilizada, apesar de o âmbito central de atuação ser a Faculdade de Direito, o grupo também realiza a apresentação de módulos e debates-treino em outros campi da Universidade, sendo o público alvo estudantes do ensino médio e ensino superior. Observa-se, por fim, que a proposta do projeto, para além de desenvolver a oratória de seus integrantes, é formar cidadãos mais críticos, aprimorando o senso crítico dos estudantes a partir da criação de um ambiente favorável à discussão saudável e honesta de ideias.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.