OS MODERNOS ENSEJOS DE CONTINUAR APRENDENDO COM A SEMIÓTICA DISCURSIVA

Autores

  • Joao Paulo Oliveira Abreu
  • Hayra Celeste Barreto Rocha
  • Cpf: 080612613-24
  • Carolina Lindenberg Lemos

Resumo

O projeto Semiótica no Segundo Andar: Vídeos introdutórios à Semiótica Discursiva visa divulgar conteúdo e incentivar a disseminação do estudo da Semiótica por meio de plataformas digitais para além da comunidade acadêmica. Nele, compomos e elaboramos vídeo-aulas, abordando assuntos mais introdutórios, dúvidas pertinentes que percebemos surgir com certa frequência entre os estudantes que iniciaram seu percurso semiótico. Nosso objetivo é facilitar e dinamizar o aprendizado tanto daqueles que já iniciaram seus estudos de semiótica, quanto daqueles que têm interesse pela área por quaisquer motivos. A organização projeto foi dividida em quatro etapas: (i) concepção e distribuição das atividades do projeto; (ii) elaboração da fase teórica, analítica e do projeto dos vídeos; (iii) confecção dos vídeos; (iv) criação de identidade visual, postagem on-line e acompanhamento do acesso. O processo de criação dos vídeos auxiliou a equipe em seu aprendizado de semiótica de forma prática e responsável, como também, levou a um avanço em busca de novas formas metodológicas de ensino. O papel do bolsista consistiu em reunir os esforços dos integrantes nas diferentes etapas, dando assim coesão ao projeto, o que proporcionou também um aprendizado por meio do trabalho em equipe e na compreensão da concepção global do projeto. Os resultados que obtivemos ao divulgar o vídeo foram positivos, mostraram-nos boa aceitabilidade no ambiente acadêmico no estudo da Semiótica e uma perspectiva promissora de retorno para a comunidade digital. Assim, promovendo a divulgação da Semiótica Discursiva para além da comunidade acadêmica, o projeto lida com a adequação dos conteúdos semióticos para públicos diversos na elaboração de material teórico-analítico de qualidade, que cumpra seu papel de divulgação científica, numa plataforma gratuita e acessível. Tudo isso visa a médio prazo incentivar a popularização das ferramentas semióticas para além do horizonte da Universidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão