OUTUBRO ROSA: EXPERIÊNCIA DA CAMPANHA EDUCATIVA POR MEIO DE REDES SOCIAIS

Autores

  • Guilherme Pinho Cardoso
  • Felipe Batista da Silva
  • Bruna Marques Barreto Nunes
  • Mariana Oliveira Albano
  • Salustiano Gomes de Pinho Pessoa

Resumo

INTRODUÇÃO: O câncer de mama (CA) é diagnosticado em mais de 60.000 mulheres a cada ano, dessas, cerca de 4.000 morrem por complicações da doença. Dada a importância da conscientização acerca da prevenção e conhecimento dessa temática, em outubro de 2020,mês do movimento “outubro rosa” para a prevenção do câncer de mama, a Liga de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva Dr. Germano Riquet promoveu uma campanha de prevenção ao Câncer de mama no Instagram do projeto (@cirurgiaplaticaufc).OBJETIVO: Promover educação em saúde por meio de vídeos postados nas redes sociais e avaliar o grau de clareza das informações transmitidas . MÉTODO: Houve a postagem no Instagram do projeto de 9 vídeos apresentados pelos integrantes da liga. O público-alvo selecionado foram mulheres acima de 40 anos. A temática dos vídeos abordou a importância da prevenção ao CA de mama como também as principais dúvidas que eram recebidas nas mídias sociais do projeto. Criou-se um grupo no aplicativo WhatsApp para que as mulheres participantes tirassem suas dúvidas acerca da temática. A avaliação do grau de clareza e a relevância das informações passadas foi realizada por meio de formulário online, no qual as mulheres participantes respondiam perguntas acerca do grau elucidativo e funcional da campanha. RESULTADOS: A série de vídeos alcançou mais de 14000 contas da rede social Instagram. O grupo de WhatsApp teve 72 mulheres, das quais 67 finalizaram o preenchimento do formulário. Dessas, 35% tinham entre 40-60 anos; 38% entre 20-40 anos; 6% tinham mais que 60 anos e 21% tinham menos que 20 anos. Mais de 80% das mulheres participantes da campanha classificaram as informações compartilhadas como relevantes e de fácil compreensão. CONCLUSÃO: Foi possível alcançar o público-alvo das campanhas de conscientização sobre o Câncer de mama por meio das mídias sociais e transmitir informações de qualidade com clareza pela elaboração de vídeos e grupos tira-dúvidas. Não há conflito de interesses.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão