PENSANDO O BRASIL RECENTE E A DOCÊNCIA: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Resumo
Nos últimos anos, a sociedade brasileira tem vivido em um contexto político, social e econômico desafiador, e abordar temas em sala de aula que discutem esses contextos tem se mostrado igualmente desafiador. Dessa forma, ao longo do ano de 2020, o projeto de extensão “Pensando o Brasil recente: Ciclo de debates em escolas públicas” funcionou como formação para professores da educação básica que procuram discutir temas políticos em sala de aula de forma didática. Os encontros aconteceram de forma quinzenal de junho a dezembro de 2020, através da plataforma digital Google Meets, totalizando 14 encontros cujos assuntos abordavam temas como democracia, religião no ambiente escolar, gênero e eleições, juventude e política, legislativo, política cearence, política e redes sociais, liberalismo, conservadorismo, dentre outros. Foram inscritos 54 pessoas, entre professores e estudantes de diferentes cidades do Ceará, além de outros estados. Ao longo da formação foi realizada uma pesquisa feita através de um questionário virtual, repassado dos professores participantes aos seus alunos, cuja temática era sobre o que pensa a juventude sobre a política, a democracia eo país, obtendo 1941 respostas. Apesar de o projeto não ter conseguido acontecer presencialmente, a plataforma virtual permitiu um alcance maior, inclusive com a participação de pessoas de outros estados. Todos os encontros também foram gravados e estão disponíveis para serem assistidos por qualquer professor que se interesse nas temáticas. Entretanto, um projeto que acontece exclusivamente de forma virtual também tem seus desafios, como as oscilações da internet e problemas da própria plataforma com áudio e câmera. Apesar disso, cada encontro contou com a participação ativa de professores convidados e de participantes inscritos, contribuindo para o debate de como temas políticos e religiosos podem ser abordados em sala de aula de forma a proporcionar um debate proveitoso.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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