PERFIL DOS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FINANÇAS PESSOAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA

Autores

  • Elber Fernandes Albuquerque
  • Wedlane Carvalho Soeiro
  • Alan Santos de Oliveira

Resumo

A educação financeira sempre foi importante no auxílio aos consumidores, principalmente no que se refere a administração das próprias receitas. Apesar da importância que envolve a temática, o resultado da pesquisa realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB, 2020) constatou que o nível de educação financeira no Brasil é baixo. Medeiros e Medeiros (2017) ressaltam que os temas Educação Financeira e Finanças Pessoais ainda são pouco explorados em eventos científicos no Brasil. Diante disso, o objetivo geral foi traçar o perfil dos artigos publicados sobre os temas educação financeira e finanças pessoais nos principais periódicos nacionais. Filtrou-se informações através da Plataforma Sucupira. Os critérios foram: artigos de periódicos classificação Qualis A1, A2, B1, B2 e B3 e publicados no período de 2010 a 2020. Deviam conter no título pelo menos um dos termos: Educação Financeira; Finanças Pessoais; Alfabetização financeira ou Planejamento Financeiro. Ao todo, 46 artigos que atenderam aos critérios. Elaborou-se nove tabelas, contendo informações sobre Qualis e ano de publicação, metodologia quanto aos procedimentos, abordagem e problemática, periódicos predominantes, autores recorrentes, vínculos institucionais e formação dos autores. Os principais resultados evidenciaram aumento no número de publicações no quadriênio 2016-2019 sobre os temas educação financeira e finanças pessoais. A maioria utilizou Survey como procedimento (60,87%). Quanto a abordagem do problema, 65,22% dos artigos utilizaram dados quantitativos. Houve maior frequência de doutores (46,67%). Percebeu-se que a produção sobre as temáticas é dispersa, com cerca de 89% dos autores constando em única publicação. Sugere-se a necessidade de ampliar e conectar as redes de estudo ao redor dos temas educação financeira e finanças pessoais, como forma de tornar mais produtivos os estudos através da troca de conhecimento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão