POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Bruna Lourenco Ferreira
  • Raimundo Nonato Moura Furtado

Resumo

Em 2020, o mundo enfrentou um grande desafio, a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Com isso, medidas de segurança sanitária foram adotadas e vários profissionais ficaram impossibilitados de trabalhar presencialmente para que fossem evitadas aglomerações. Diante disso, houve a necessidade de adaptações das aulas para que houvesse o ensino remoto para estudantes do mundo inteiro. Esse trabalho tem o objetivo de refletir sobre as limitações e as possibilidades do ensino remoto e apresentar as ferramentas utilizadas durante esse período no Curso Básico de Português da Casa de Cultura Portuguesa (CCP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para fundamentação teórica desse ensino em caráter emergencial e uso de tecnologias, foram usados como base (PAES; FREITAS, 2020) ; (GOMES; RODRIGUES, 2020). Com isso, foi feita uma pesquisa qualitativa da motivação e do desempenho dos estudantes do curso regular da CCP. Com o ensino remoto foi possível ter uma maior interatividade e protagonismo dos estudantes através de ferramentas como Google Classroom e Google Meet. No entanto, existiram inúmeras limitações como a impossibilidade de participação de alguns alunos devido à falta de inclusão digital que ainda persiste no Brasil, letramento digital insuficiente, a necessidade de um replanejamento estratégico para a abordagem da disciplina por parte do professor, a dificuldade que alguns estudantes tiveram ao usar algumas ferramentas digitais e o cansaço físico e mental ocasionado pela necessidade de ser colocados sentados durante muitas horas diante de uma tela (computador ou celular) e pelo distanciamento social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão