PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS NO AUXÍLIO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS AFETADAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Claudio Lima da Silva
  • Edson Vicente da Silva

Resumo

O projeto “Ações Integradas de Extensão Rural em Comunidades Tradicionais do Semi-árido e da Amazônia Oriental: medidas de planejamento e gestão socioambiental para o fortalecimento da agricultura familiar” vem desenvolvendo diversas atividades de educação ambiental em comunidades tradicionais na comunidade de Mundaú, localizada no município de Trairí, Ceará. As atividades foram iniciadas em 2016 com o intuito de conscientizar os cidadãos da importância do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade a fim de promover o desenvolvimento comunitário atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. O objetivo do projeto, a priori, era “desenvolver ações integradas de extensão rural que contribuam para o desenvolvimento comunitário, planejamento e educação ambiental em comunidades tradicionais.” Entretanto, atualmente, vivemos em um período de pandemia do novo corona vírus e tais medidas devem ser adaptadas para serem aplicadas em um cenário no qual as pessoas não podem ter contato físico com a recomendação do distanciamento social e o próprio período de quarentena. Assim, surgiu uma problemática: como pôr em prática as ações de educação ambiental em um período de pandemia mundial? O objetivo do referente trabalho é realizar uma educação ambiental no período de pandemia do covid-19 de forma remota e digital. A metodologia utilizada foi a realização de conteúdos digitais como criação de slides acerca do tema, reuniões digitais através de web conferências para direcionamento das ideias, produção de lives críticas e educativas voltadas para Educação Ambiental e sobre o momento mundial atual. O conjunto de ações ainda não foi concluído pois as recomendações sanitárias continuam as mesmas, dessa forma, a proposta das ações á distancia deve continuar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão