PRÁTICAS DE ENSINO DE CANTO COLETIVO NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL PELA PANDEMIA DA COVID-19 – NÚCLEO DE EXPERIMENTAÇÕES OPERÍSTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (NEOU).

Autores

  • Iury Cezar Pinheiro Cavalcanti
  • Maria Juliana Figueredo Linhares

Resumo

O NEOU faz parte da Ação de Extensão (AE), vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFC, “Rede Colaborativa de Pesquisa, Formação e Produção Coletiva de Práticas Vocais” e tem como objetivo o ensino de canto lírico em coletivo para a comunidade acadêmica e não-acadêmica, iniciantes ou não. Todos os projetos vinculados a essa AE tem em comum a proposta de possibilitar o acesso ao estudo prático e teórico do canto em aulas coletivas, diferente da convencional aula individual tradicionalmente praticada há séculos, trazendo desafios metodológicos e teóricos. Priorizando o desenvolvimento individual de cada cantor em uma aula coletiva. Em 2020, devido às políticas de isolamento social, as atividades do núcleo tiveram que ser adaptados para modalidade remota. Juntando os desafios de ensinar canto em contexto coletivo, através de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e sem nenhum contato físico, o NEOU elaborou diversas atividades para manter sua atuação nesse ano atípico. Este trabalho visa levantar dados sobre as atividades feitas e o alcance que sua proposta alcançou, avaliando e discutindo os efeitos da modalidade remota no ensino de canto lírico em coletivo. Para isso, avaliamos o número de inscrições no projeto, quantidade de conteúdo produzido e publicado nas plataformas virtuais e aulas remotas utilizando TIC. O projeto teve em torno de 50 inscritos no ano de 2020, com alunos e não alunos da instituição. Tivemos uma média de 80 publicações de conteúdo escrito e audiovisual para Instagram, Facebook e Youtube. A média de 32 encontros síncronos, via Skype, para aulas coletivas. Apesar das atividades do projeto em seu planejamento serem prioritariamente presenciais, não tendo essa possibilidade, as modificações foram necessárias, sempre com muita responsabilidade e criticidade sob as ações efetuadas. Portanto, sua execução no contexto de isolamento foi possível, priorizando seu objetivo principal: o ensino de canto lírico para todos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão