PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE NORTEIAM OS CUIDADOS COM OS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS SEGUNDO A ABORDAGEM PIKLER

Autores

  • Ana Karoline Figueiredo Silva
  • Vívian Brito de Castro
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

A partir do trabalho da pediatra Emmi Pikler, principalmente no Instituto Lóczy, construiu-se quatro princípios básicos sobre o cuidado com bebês em espaços coletivos (FALK, 2011), a saber: a valoração positiva da atividade autônoma da criança, baseada em suas próprias iniciativas; o valor das relações pessoais estáveis da criança – e dentre estas, o valor de sua relação com uma pessoa de referência – e da forma e do conteúdo afetivo dessa relação; uma aspiração constante ao fato de que cada criança, tendo uma imagem positiva de si mesma, e segundo seu grau de desenvolvimento, aprenda a conhecer sua situação, seu entorno social e material, os acontecimentos que a afetam, o presente e o futuro próximo ou distante. O presente artigo, configura-se como um estudo bibliográfico realizado durante Projeto de Extensão “ Diálogos com a Abordagem Pikler: estudos e pesquisas com bebês e crianças bem pequenas”, sendo realizado o levantamento de informações com base em autores como PIKLER, TARDOS, FALK, FOCHI, KALLÒ colocando em diálogo as vivências virtuais, os conhecimentos e os dados. Diante disso, o estudo sobre a Abordagem Pikler aponta sobre a importância da construção da imagem que a criança tem de si e de seu lugar no mundo que a cerca, dando ênfase na valorização das relações pessoais sólidas com os adultos que realizam as ações de cuidados. Constatado o estudo, podemos concluir que o reconhecimento dos bebês como seres ativos, refletido nas atitudes de cuidados, criam uma relação entre o adulto e a criança nos processos vividos, construindo a valorização da sua imagem, constituindo dessa forma o pensar sobre a educação e os cuidados dos bebês crianças bem pequenas em espaços coletivos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão