PROGRAMA LOCUS: DIÁLOGO E INCURSÕES NA COLÔNIA ANTÔNIO JUSTA EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Maria Yasmin Cordeiro de Oliveira
  • Andersson de Castro Lima
  • Jaqueline de Aquino Silva
  • Zulmira Aurea Cruz Bonfim

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo explicitar as ações desenvolvidas pelo Programa Locus (ação de extensão do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental), bem como seus resultados. Dentro do contexto da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, a prática das atividades de extensão adaptaram-se à nova realidade. Nesse sentido, o Programa Locus vinculou-se à comunidade da Colônia Antônio Justa, um dos centros de povoamento mais antigos do município de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. Associado remotamente ao Coletivo Antônio Justa Presente/Instituto Antônio Justa, o Programa Locus engajou-se no enfrentamento às consequências psicossociais da pandemia na comunidade. Para tanto, centrou-se na ajuda para a elaboração e submissão de projetos para angariar fundos que fossem revertidos em artigos para mitigar os efeitos da pandemia. Como resultado da ação, um dos projetos foi aprovado, o que fomentou a compra de itens de higiene pessoal (álcool em gel), de limpeza (detergente, água sanitária) e alimentos (cestas básicas) para mais de duzentas famílias. Além disso, parte dos recursos foram utilizados para a gravação e circulação de mensagens de som pela comunidade, a fim de disseminar informações sobre a prevenção e os cuidados com relação ao coronavírus e à COVID-19. Além disso, no ato da entrega dos itens às famílias, estas preencheram uma ficha de coleta de informações psicossociais, econômicas e sanitárias. Ao serem tabulados, os dados obtidos permitiram o mapeamento das vulnerabilidades na comunidade. A partir do exposto, conclui-se que a organização coletiva da sociedade civil, em parceria com agentes da academia, pode ser uma combinação bastante positiva para o enfrentamento da desigualdade social e das suas expressões, que são as vulnerabilidades. Há bastante potência na relação entre o conhecimento acadêmico e os conhecimentos tradicionais, relação essa que pode promover um projeto ético-político de emancipação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão