PROJETO EDUCATIVO DE CAPACITAÇÃO PARA ABORDAGEM DE PACIENTES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA POPULAÇÃO IDOSA
Resumo
INTRODUÇÃO: Incontinência urinária é a perda involuntária de urina, a qual tem causa multifatorial (HIGA et al., 2008). Essa patologia tem prevalência em 25% a 35% dos idosos (BENÍCIO et al., 2016), o que prejudica o sono, sua independência e sua autoestima. Em vista disso, os futuros profissionais de saúde devem estar preparados para abordar corretamente esses pacientes. OBJETIVOS: Relatar a experiência da criação de uma proposta de educação em saúde para os estudantes de cursos da saúde sobre como abordar idosos com incontinência urinária. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma proposta de educação, com caráter avaliativo e classificatório, destinada à primeira fase do processo seletivo do Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF) da Universidade Federal do Ceará. RESULTADOS: A estratégia de abordagem é dividida em três etapas. A primeira dita acerca da identificação de idosos com a condição dentro do projeto, abordando-os individualmente para evitar constrangimento, realizando, assim, um levantamento de dados epidemiológicos. A segunda diz respeito a educação a ser fornecida a esses indivíduos, incluindo informações sobre o tratamento e o manejo de instrumentos e medicações para incontinência urinária. A terceira etapa é centrada no acompanhamento desses indivíduos de acordo com a sua necessidade, como forma de evitar a progressão da condição. CONCLUSÃO: É de grande importância a capacitação em ações direcionadas à população idosa, visto que o envelhecimento da população brasileira é iminente. Assim, é imprescindível que haja aumento de iniciativas em saúde direcionadas a esses indivíduos. Ademais, a estratégia de capacitação proposta é válida e de fácil realização, além de trazer à tona questões sobre a realidade dos idosos do país.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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