PROJETO ENCANTO (CONTO EM CANTO PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS) – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O projeto Encanto (Conto em Canto para a Saúde das Crianças), fundado em 2009, busca a promoção do vínculo mãe-criança por meio do incentivo a contação de histórias. A leitura é capaz estimular o desenvolvimento infantil e aliviar o sofrimento físico e emocional de crianças internadas. Além disso, no momento da contação, é possível orientar mães a buscar uma maior conexão afetiva com seus filhos e também a reconhecer problemas de desenvolvimento. No ano de 2020, as atividades presenciais e interativas, antes realizadas na enfermaria de pediatria do HUWC, foram adaptadas ao contexto de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada durante a realização das atividades do projeto. Metodologia: Por conta da necessidade de isolamento social, a principal atividade desenvolvida foi a criação de playlists no YouTube com histórias infantis e a sua divulgação em ambiente hospitalar por meio de pôsteres com QR codes para acesso. As histórias foram selecionadas com base em seu conteúdo e foi dada preferência àquelas com acessibilidade (libras, audiodescrição, etc.). Na Semana das Crianças, excepcionalmente, foi realizada a distribuição de livros infantis, marca-páginas para colorir e giz de cera às crianças internadas. Resultados: Foram elaboradas 9 playlists com mais de 60 histórias infantis no canal “Encanto UFC” na plataforma YouTube. Na Semana das Crianças, foi realizada a leitura de histórias para crianças e mães hospitalizadas, também houve a distribuição de 30 livros infantis e 24 kits contendo 1 marca-página para colorir e 1 caixa de giz de cera (5 cores). Conclusão: Durante a realização das atividades propostas, foi possível compreender e reconhecer que a contação de histórias infantis colabora para a promoção da saúde mental de crianças internadas e suas mães, havendo o desenvolvimento de habilidades humanísticas essenciais para a formação acadêmica como estudante de MedicinaPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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