PROJETO NINAR: PERSPECTIVAS DE SE FAZER ATENÇÃO PRIMÁRIA EM AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Regma Sampaio Araujo
  • Anna Clara Brito Justa
  • Liana Rosa Elias

Resumo

Como parte do Laboratório Integrado de Neurociências e Comportamento (LINC’s), vinculado ao Departamento de Psicologia, o Projeto Ninar é uma extensão que realiza psicoeducação com puérperas internas na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), trabalhando temas de relevância para o período inicial do nascimento do bebê. Por meio desta extensão, tem-se por objetivo atuar com intervenções psicoeducativas (prática costumeiramente usada na atenção primária de saúde) dentro do ambiente hospitalar (atenção terciária de saúde), tanto para ajudar na relação mãe-bebê quanto para esclarecer diversas temáticas que circundam o ciclo gravídico e o puerpério. As ações ocorrem nas enfermarias com puérperas, onde os temas propostos foram abordados, com espaço aberto para sanar possíveis dúvidas e realizar um apoio pós-natal ainda na maternidade. Durante a extensão, foi percebido um acolhimento positivo das intervenções realizadas, tanto por parte das mães e seus respectivos acompanhantes, dedicando suas atenções e realizando perguntas, bem como a equipe do hospital, que por vezes também realizavam comentários espontaneamente. Um álbum seriado foi produzido para subsidiar as intervenções e servir de referência para profissionais que desejam trabalhar a temática. A partir desse projeto e dos feedbacks recebidos, percebeu-se que faz-se necessário maiores ações de atenção primária, principalmente de psicoeducação, dentro dos hospitais e afins, para que a comunidade seja assistida da melhor maneira possível. Além disso, projetos como o Ninar permitem que os alunos ultrapassem as barreiras da universidade, entrando em contato com a sociedade e suas demandas, melhorando o repertório prático dos futuros profissionais (que muitas vezes é deixado de lado na graduação).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão