PROJETO NOVAS CORES

Autores

  • Pedro Alisson Santos de Sousa
  • Maria Eduarda Martins Rocha
  • Andressa Alves dos Santos
  • Andrea Carla Filgueiras Cordeiro

Resumo

O Novas Cores é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança - NUCEPEC e ao Departamento de Psicologia da UFC. O projeto atua desde de 2002 e já aconteceu em diversos locais da cidade com diferentes tipos de crianças. O Novas Cores objetiva a discussão do Estatuto da Criança e Adolescente - ECA, como também de outras questões como cidadania, aceitação de si e do outro, cuidado com o meio ambiente, sempre buscando uma horizontalidade na relação com a criança e o adolescente demonstrando que eles são sujeitos de direitos. O projeto trabalha a partir de uma perspectiva construtiva, onde não simplesmente se apresenta um saber pronto, busca produzir coletivamente com as crianças um conhecimento acerca dos seus direitos e deveres, facilitando assim a apropriação desse conhecimento por parte delas. Utilizam-se para isso de estratégias lúdicas e linguagem simples, como também jogos, brincadeiras e, principalmente, como o nome já diz: cores - entendendo a arte como um dos principais meios pelo qual se consegue expressar emoções, sentimentos e afetos. Para que tudo isso seja possível é buscada, a formação e manutenção de vínculos, entendendo estes enquanto peças fundamentais nas relações e trocas que precisam acontecer naquele ambiente. A atividade é dividida no decorrer do ano entre grupo de estudos sobre as temáticas relevantes em infância e adolescência, e a atividade prática que acontece em uma instituição de acolhimento com as crianças. Entretanto, devido a pandemia da covid-19 e o necessário distanciamento social, buscou-se como estratégia o estudo das temáticas e o compartilhamento virtual das reflexões. Também foram produzidos conteúdos visuais relacionados a infância e institucionalização nas redes sociais do NUCEPEC. E ainda houve a participação de um representante da extensão em uma live do Observatório de Políticas Públicas - OPP, discutindo a relação entre infância, adolescência e educação em contexto de pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão