PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO MÉDICA POR MEIO DE EVENTOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Raabe de Jesus Souza
  • Bruna Helen da Silva
  • Andressa Sampaio Gondim
  • Lívia Maria Rodrigues de Sousa
  • Flávia Roseane de Moura Souza
  • Roberio Dias Leite

Resumo

Introdução: Ante o cenário pandêmico vivenciado durante 2020, o isolamento social surge como importante estratégia para enfrentamento de tal crise. Cresce, então, a importância de atividades virtuais de ensino, a fim de garantir acesso ao conhecimento, fomento à pesquisa científica e atualização de profissionais e estudantes, como evidenciado por estudos recentes. Objetivos: Relatar a experiência da promoção de conteúdo científico em meios digitais como forma de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19. Metodologia: Em 2020, a Liga de Estudos em Pediatria e Neonatologia promoveu a III Semana de Atualização em Pediatria, sendo esta a primeira edição virtual do evento, e participou, junto a outros projetos de extensão de todo o país, da organização da I Jornada Nacional de Ligas Acadêmicas de Cirurgia Pediátrica. Ambos os encontros foram realizados gratuitamente em plataformas de transmissão ao vivo. Resultados: Os eventos tiveram o propósito de promover educação médica, com aulas ministradas por professores renomados e tendo como público-alvo estudantes e profissionais da área da saúde. A Semana teve um total de 10 horas de aulas, contando com 560 visualizações e alcançando espectadores das 5 regiões do Brasil, além de participantes de outro país, cujas idades variaram entre 18 e 44 anos. A Jornada, por outro lado, somou 30 horas de duração e alcançou 53.064 espectadores, em 10 diferentes países e com variações de idade entre 18 e 65 anos. Conclusão: A adaptação do projeto à nova forma de extensão exigiu dos estudantes o desenvolvimento de novas habilidades técnicas e pessoais, visto que ampliou o impacto das atividades desenvolvidas. Ademais, as parcerias firmadas têm gerado resultados a longo prazo e potencializado a integração entre os estudantes, além do desenvolvimento de capacidades de adaptação e resiliência em situações adversas. Espera-se, portanto, que o aprendizado adquirido nessa experiência continue a ser reproduzido mesmo após a pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão