REALIZAÇÃO DO PROJETO BIOLOGIA MOLECULAR NAS ESCOLAS: UM NOVO CONCEITO DE APRENDIZAGEM NO CENÁRIO DE ENSINO REMOTO

Autores

  • Izabell Maria Martins Teixeira
  • Leones Fernandes Evangelista
  • Nicole Coelho Lopes
  • Rauny da Silva Sousa
  • Stephany Arruda Santos
  • Ramon Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes

Resumo

É notório o uso de atividades lúdicas na área da educação para melhorar o aprendizado e torná-lo mais didático e prazeroso, visto que a falta de motivação dos estudantes em aprender determinados conteúdos constitui um desafio para muitos educadores. Dessa forma, pensando-se na melhor aprendizagem dos alunos, o PET/UFC - Farmácia desenvolveu o projeto “Biologia Molecular Nas Escolas: Um Novo Conceito de Aprendizagem”. Trata-se de um projeto realizado em escolas particulares e públicas, o qual tem como objetivo promover um curso de biologia molecular para alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Para o seu desenvolvimento é realizado, primeiramente, um pré-teste que avalia conhecimentos prévios sobre o tema a ser abordado, em seguida são ministradas aulas pelos próprios alunos do PET/UFC - Farmácia e, posteriormente, é feito um pós-teste com as mesmas questões do pré-teste, com o fito de avaliar a evolução da aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, o curso é ministrado no período de uma semana, totalizando oito horas. A cada dia é realizada uma frequência e, se o aluno estiver presente em, pelo menos, 75% das aulas há a disponibilização de um certificado. Ademais, esse projeto ocorre anualmente, presencialmente. No entanto, em 2020 foi necessário adotar o formato virtual, devido à pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 responsável pela COVID19, em que foi utilizada a plataforma “Google Meet” para a realização das aulas. A edição de 2020 ocorreu na escola Darcy Ribeiro com alunos do 3º ano do ensino médio e contou com a presença de 18 estudantes, os quais se mostraram bastante interessados pelo conteúdo abordado e foram muito participativos. Além disso, obteve-se como resultado um aumento significativo de acertos na aplicação do pós-teste após a realização das aulas, visto que se obteve uma média de 22,17% a mais de acertos no pós-teste. Destarte, foi uma experiência muito relevante, visto que contribuiu com a aprendizagem dos alunos da instituição contemplada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão