REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DA IMUNOLOGIA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
As redes sociais configuram um espaço que possibilita a troca de informações e experiências entre diferentes públicos de forma simplificada, rápida, com custos reduzidos e com um alto poder de alcance. Desde 2015, o projeto Imuno Ensina UFC vem promovendo ações que visam abrir um canal de diálogo com a sociedade, promovendo o ensino da Imunologia e a divulgação científica. O objetivo deste trabalho é relatar as contribuições do projeto Imuno Ensina UFC no campo da educação, da promoção em saúde e da divulgação científica através das redes sociais. O projeto atua de forma presencial nas escolas públicas e mantém um trabalho nas redes sociais (Facebook e Instagram) juntamente com o Laboratório Integrado de Biomoléculas realizando transmissões ao vivo de áudio e vídeo, conhecidas na Internet como lives, além de produzir folders informativos sobre os principais agravos de saúde com o objetivo de conter a disseminação massiva de fake news nas redes sociais e levar conteúdo on-line e gratuito baseados na fala de especialistas atuantes na área das ciências biológicas e ciências da saúde. O trabalho nas redes sociais é direcionado a um público de 2918 seguidores com uma faixa etária de 13 – 54 anos, sendo 42,1% com idades entre 18 – 24 anos, estes se dividem em público não especializado, estudantes do ensino médio, universitários, professores, pesquisadores e profissionais da área da saúde. São considerados indicadores de aceitação, o aumento do número de seguidores, visualizações e interações com o conteúdo produzido. Recentemente, a Sociedade Brasileira de Imunologia reconheceu esse trabalho nas redes sociais como uma iniciativa inovadora, o que rendeu uma premiação ao projeto. As experiências educacionais do projeto Imuno Ensina são consideradas bem-sucedidas por possibilitarem a popularização da ciência e a divulgação científica, despertando na sociedade a curiosidade pelo o que é feito no meio científico, ampliando o alcance do conhecimento produzido na universidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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