REDES SOCIAIS E EXTENSÃO: ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA PANDEMIA DE 2020
Resumo
A extensão universitária busca estabelecer uma conexão entre a universidade e a sociedade. Neste período de pandemia da Covid-19, os projetos de extensão tiveram que se adaptar à modalidade remota. As ações extensionistas das universidades de todo o Brasil tiveram que se reinventar. O que antes era feito na comunidade, passou a ser realizado através das telas de celulares e computadores. Dessa forma, muitas dessas ações passaram a utilizar as redes sociais para desenvolver suas atividades. Com isso, este trabalho almeja pesquisar sobre o papel da comunicação, principalmente das mídias sociais, para o funcionamento das ações de extensão. O artigo foi baseado em pesquisa bibliográfica acerca da experiência da extensão universitária durante a pandemia da Covid-19. Com base nessa discussão, decidimos analisar os efeitos e os desafios da adaptação comunicacional das ações de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o período de distanciamento social. Para a análise quantitativa e qualitativa do nosso objeto de estudo, criamos um formulário online direcionado aos coordenadores de ações de extensão da UFC. De acordo com os resultados obtidos, 89,2% dos projetos de extensão consultados mantiveram suas ações durante a pandemia. Destes, 100% declararam utilizar alguma mídia social. Além disso, 91,9% dos coordenadores extensionistas afirmaram que a principal forma de funcionamento dos projetos foi através das redes sociais. Entre os efeitos positivos advindos do uso dessas mídias, os coordenadores destacaram o favorecimento à comunicação, visto que permitiram o alcance de um público maior, inclusive de âmbito nacional. Assim, concluímos que a comunicação por meio das redes sociais foi o principal recurso para manter em funcionamento as atividades de extensão, assim como possibilitou, ainda, a expansão de muitos projetos durante a pandemia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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