RELATO DE EXPERIÊNCIA DA COLABORAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS PARA O PÚBLICO IDOSO.
Resumo
INTRODUÇÃO:A interdisciplinaridade visa a complementaridade dos saberes a partir de colaborações entre eles. Nesse sentido, há promoção de trabalhos que desempenham a sinergia interdisciplinar tendem a serem mais ricos e coesos, abordando com abrangência e com expertise as etapas dos projetos. OBJETIVO: Relatar a experiência da colaboração entre acadêmicos do curso de Fisioterapia e da Educação física na elaboração de um protocolo de exercícios para o público idoso. METODOLOGIA: Trata-se do relato de experiência do Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Reabilitação Humana (INOVAFISIO) fruto da parceria entre acadêmicos de fisioterapia da Universidade Federal do Ceará e alunos do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As interlocuções entre o grupo ocorreu entre os meses de julho e novembro do ano de 2020, com frequência semanal, por meio de plataformas onlines. Nesses momentos, eram construídos debates a respeito dos objetivos, triagens, acompanhamento de evolução, progressão de exercícios, precauções e restrições que eram pertinentes ao público idoso. RESULTADOS: Foi evidenciado as diferentes percepções a partir dos saberes de cada área durante os debates. A Fisioterapia, enfatizou o mapeamento das possíveis patologias e estratégias para minimizar os riscos que comprometesse a segurança dos idosos, além disso, priorizou o ganho de funcionalidade. Por outro lado, a Educação Física, teve um olhar mais centrado no ganho e evolução de parâmetros como força e condicionamento físico. Ao final do processo, foi possível construir um protocolo com exercícios que abordassem de forma satisfatória a proposta inicial. Desse modo, foi construído um banco de dados com mais de 100 exercícios, divididos em três níveis de complexidade, possibilitando a progressão física e funcional. CONCLUSÃO: Na interdisciplinaridade ocorrem divergências de ideias, portanto, a mediação destas é necessária para a agregação de saberes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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