RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE ENSINO COLETIVO DE CORDAS FRICCIONADAS DE FORMA VIRTUAL

Autores

  • Diego Vieira de Queiroz
  • Liu Man Ying

Resumo

Este artigo busca relatar a experiência vivida durante o período de agosto até dezembro de 2020 nas turmas de violino e viola do projeto de extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC, em que as aulas foram realizadas inteiramente de forma remota. As turmas em questão são a Turma Infantil Básico 2, Turma Adulta Básico 2 e Turma Adulta Iniciante 1, onde as duas primeiras já faziam parte do projeto quando o mesmo se realizava de forma presencial e a última foi uma das turmas que tiveram início em agosto. O objetivo para com as turmas era recapitular o conteúdo e incentivar os alunos a retomarem a prática musical durante o período de pandemia, assim como avançar com a técnica instrumental e conhecimento teórico, fomentando a autonomia dos alunos em relação ao instrumento. Este relato busca discutir formas de implementação e funcionamento do ensino remoto em um modelo de ensino coletivo de instrumento, analisando fatores como a eficácia do ensino remoto quanto à absorção de conteúdo e o aprendizado dos alunos, particularidades da tecnologia frente à aula, desde suas dificuldades e adaptação a suas vantagens de implementação, e a evasão dos alunos frente ao novo formato de aula. A metodologia utilizada é do ensino coletivo de instrumentos, que difere do tradicional ensino tutorial por ensinar vários alunos simultaneamente, especificamente o ensino coletivo de Violino e Viola, implementado no curso de música em 2015, ano em que a professora Liu Man Ying tornou-se parte do corpo docente. Ao final do período observado, os resultados foram satisfatórios, pois, apesar de uma evasão de alunos no decorrer das aulas, as turmas conseguiram absorver o conteúdo e avançar em seus estudos, realizando uma apresentação virtual no dia 12 de dezembro de 2020.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão