RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A REALIZAÇÃO DO 2O CONGRESSO CEARENSE DE NEUROPATIAS PERIFÉRICAS E 2O SIMPÓSIO CEARENSE DE HANSENOLOGIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Frequentemente, as neuropatias periféricas são um grande desafio clínico, seja por conta dos variados diagnósticos diferenciais, seja pelos recursos financeiros que essas condições dispendem, gerando um maior tempo aplicado ao diagnóstico. Entre as mais relevantes destas em nosso contexto, citamos a hanseníase, a principal causa de incapacidade física de origem infecciosa. O Brasil registra o 2° maior número de casos novos no mundo, que se concentram no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A fim de fomentar os conhecimentos sobre esse assunto na comunidade médica, a Liga Acadêmica de Neurociências organizou, a convite do tutor, o 2° Congresso Cearense de Neuropatias Periféricas (2º CCNP), que albergou o 2° Simpósio Cearense de Hansenologia (2º SCH) como seu Simpósio Satélite. OBJETIVOS: Relatar as experiências advindas da realização do 2º CCNP & 2º SCH. METODOLOGIA: Evento no formato de congresso realizado no dia 07 de novembro de 2020, com carga horária de 8 horas e contando com a presença de 242 participantes e 17 palestrantes. Resultados: Houve 449 solicitações de inscrição on-line antes do evento e 242 presenças confirmadas por meio de formulário no dia do evento. 17 palestrantes de diversos estados foram convidados, entre eles: médicos (neurologistas e dermatologistas), enfermeiros e terapeutas ocupacionais. CONCLUSÃO: A experiência foi proveitosa pelas informações adquiridas durante todo o processo de organização do evento e pelas palestras e discussões sobre o diagnóstico e tratamento baseadas em evidências empíricas. Ademais, houve importante promoção de conhecimentos na área de Neurologia e de Dermatologia para estudantes de Medicina, profissionais e pacientes, não apenas de Fortaleza, mas de todo o Brasil, já que o evento foi virtual.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.