RELATO DE EXPERIÊNCIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DE EAD PARA INICIANTES EM VIOLINO E VIOLA ERUDITA

Autores

  • JosÉ Bento Moreira Neto
  • Liu Man Ying

Resumo

O ensino a distância em nosso país data de muitas décadas atrás, e, assim como outras áreas do conhecimento, a Música também foi incluída nessa nova metodologia. Desde ensino via telegramas, venda de revistas de cifras, até aulas online via softwares de comunicação em tempo real, o EAD para a Música no Brasil é questionado pela sua qualidade de áudio e estrutura, o que pode interferir no feedback e correções entre professor e aluno. Esse trabalho explora a vivência de um dos autores, como um iniciante em viola erudita, com aulas a distância de ensino de cordas friccionadas trazendo um estudo sobre as vantagens e desvantagens desse método, apoiado em pesquisas sobre ensino a distância de música e de modo geral, buscando trazer o contexto de como essa forma de ensino se desenvolveu com o passar dos anos. A vivência foi feita através de aulas online com os Grupos de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da Universidade Federal do Ceará, com produção de vídeo aulas para os alunos e participando de aulas online em tempo real, tendo apoio em material teórico e bibliográfico que estão envolvidos com estudo de ensino a distância e Música, e projetos de EAD de outros países que se utiliza como comparativo a situação atual da estrutura que se tem disponível. O artigo possui o objetivo de compreender os pontos positivos e negativos do ensino de violino e viola a distância para iniciantes, buscando sugestões de melhorias nas metodologias utilizadas e avaliação da estrutura tecnológica que se tem disponibilidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão