RENOVAÇÃO DE LOGOMARCA PARA O PROGRAMA ATELIÊ NO IPREDE

Autores

  • Alicia Monteiro Teodoro
  • Regis Torquato de Araujo Tavares

Resumo

O Ateliê do Iprede é um programa de extensão do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Há dois anos, desenvolve atividades artísticas, lúdicas, motoras e sensoriais com as crianças que recebem atendimento do Instituto da Primeira Infância (Iprede). O projeto Ateliê Comunica nasceu com o intuito de coordenar e realizar as atividades de comunicação do programa de extensão Ateliê do Iprede. Com a atualização da identidade visual (IDV) do Instituto da Primeira Infância, os programas a ele ligados também foram incentivados a fazer o mesmo. Além disso, um diagnóstico prévio identificou alguns problemas de aplicação e de legibilidade na marca antiga. Como parte do trabalho de elaboração da identidade visual do programa, foram analisados seus pontos de contato digitais: redes sociais (Facebook e Instagram), website oficial e matérias da mídia. Na logo atualizada do Iprede, que serviu como referência, foram identificados alguns aspectos visuais importantes: as três cores características do Instituto; as formas sólidas, sem contorno traçado e sem detalhes; e o uso de ícones daquilo que representam, sem desenhos realistas. Além desses princípios, foram utilizados outras diretrizes gerais da elaboração de logos. O resultado foi uma logomarca que tem componentes lúdicos e faz referência à idade das crianças atendidas, sem perder a legibilidade e a coesão visual. As cores principais do Iprede foram usadas sem que uma logo parecesse cópia da outra. A nova marca, bem como os princípios e diretrizes de elaboração, foi aprovada pela coordenação e pelos participantes do projeto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão