SEGUNDO REGISTRO DE DESOVA DE TARTARUGA OLIVA (LEPIDOCHELYS OLIVACEA) NO CEARÁ, UMA PARCERIA DE SUCESSO ENTRE A PRESERVAÇÃO E AS COMUNIDADES COSTEIRAS
Resumo
As tartarugas olivas (Lepidochelys olivacea) encontram-se no Brasil em perigo de extinção, assim, torna-se necessário um maior conhecimento e entendimento de padrões que forneçam dados que auxiliem na compreensão da recuperação dessa espécie em todo o mundo. Dessa forma, incluir as comunidades litorâneas no empenho para a conservação é um desafio, visto que muitas das comunidades costeiras no Ceará ainda propagam a cultura do consumo da carne e ovos desses animais. Assim, o projeto Eco Icaraizinho desenvolve um programa de educação ambiental na comunidade de Icaraí de Amontada, criando ações que amplifiquem a consciência ambiental e a necessidade de conservação da fauna marinha. A partir disso, no mês de maio de 2019 uma morada voluntária do projeto registrou a desova de uma tartaruga oliva na praia de Icaraí, no município de Amontada. O Ceará não se encontra como uma região importante para o nascimento desses indivíduos, possuindo apenas um registro datado em 2003, na praia de Patos. Essa espécie possui uma área de nidificação entre os estados de Alagoas ao norte da Bahia, o que torna esse registro uma exceção no padrão reprodutivo da espécie. Tal registro pode está relacionado com uma recuperação da espécie na natureza e uma reocupação de áreas anteriormente utilizadas por esses animais. Tratando-se de um importante registro, o projeto mobilizou moradores e turistas da região para ações isolamento do ninho e monitoramento da desova. Assim, durante 52 dias a comunidade e o projeto se revezaram para garantir a integridade e o nascimento dos animais que tiveram sua eclosão no mês de julho. Após a eclosão, foram efetuados procedimentos de contagem e triagem dos ovos, constatando-se 111 ovos no ninho, onde 100 indivíduos eclodiram com sucesso. A participação da comunidade nesse evento trouxe uma mudança na rotina e na percepção ambiental de muitos moradores, tendo papel importante na sensibilização e na compreensão da importância desses animais.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.