"SENTINDO A VIBE: A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM FORTALEZA"

Autores

  • Elisabeth Maria Oliveira dos Santos
  • Bianca Morais de Lima
  • Fernanda Naiara da Frota Lobato
  • Luiz Fabio Silva Paiva

Resumo

O Projeto Traficando Saberes é uma ação iniciada em 2015, vinculada ao Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto funciona a partir de três caminhos possíveis: 1. Oficinas que desenvolvem a promoção de direitos humanos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Conjunto Ceará com jovens em cumprimento de medida socioeducativa de meio aberto, Liberdade Assistida; 2. Ciclo de discussões com a sociedade civil e com segmentos institucionais dos governos que atuam na área de segurança pública e direitos humanos; 3. Grupo de estudos para a comunidade em geral, com objetivo de desenvolver conjuntamente ferramentas conceituais e metodológicas para formação na área de defesa e promoção dos direitos humanos. A partir das oficinas em múltiplas linguagens realizadas durante os cinco anos de execução do Projeto, a parceria em 2018 com o Subconsciente em Pauta, grupo de rap de Fortaleza, trouxe a possibilidade de não apenas pensar com as músicas de forma ilustrativa ou complementar, mas abrir espaço para significar as experiências cotidianas da juventude que cumpre medidas socioeducativas e, por vezes, tem vivências marcadas pela violência institucional, encontrando na poesia um lugar para construir diálogos. O presente trabalho se atém a pensar como a música, uma potente ferramenta pedagógica, aparece no Projeto Traficando Saberes, o que ela representa para os/as adolescentes e o Projeto, bem como quais diálogos são possíveis para construir um engajamento entre as pessoas envolvidas e fomentar de forma crítica debates e disputas sobre Justiça, Direitos Humanos e Juventude na cidade de Fortaleza.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão