SITUAÇÃO VACINAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA UFC

Autores

  • Renan Tobias Lopes
  • Felipe Batista da Silva
  • Monica Cardoso Facanha

Resumo

INTRODUÇÃO: Profissionais de saúde têm risco aumentado de exposição a agentes biológicos, podendo adoecer, como também ser fonte de infecção para seus contatos familiares, colegas de trabalho e para seus pacientes. OBJETIVO: O estudo busca descrever o resultado da situação vacinal dos estudantes da graduação em Medicina. MÉTODO: A Coordenação do Curso de Medicina solicitou que cada estudante anexasse a cópia de seu documento de vacinação. Avaliadores externos fizeram a avaliação das vacinas que os estudantes haviam tomado, número de doses e data da última dose com base na cópia do documento dos alunos. RESULTADOS: Observou-se que 368 responderam o questionário; 269 (73,0%) dos estudantes, no momento do registro, estavam cursando entre o 5 e 8 semestres do curso de medicina; 17 (4,6%) dos estudantes relataram em nota não ter mais seu cartão de vacinação. De acordo com o Registro na Caderneta de Vacinação infantil tomaram BCG 294 (79,8%); vacina contra hepatite B 317 (86,1%), sendo que 279 (75,8%) tinham registro de 3 doses ou mais; DPT foi relatada por 275 (74,7%), com 3 doses ou mais 261 (70,9%); Tríplice viral 304 (82,6%), sendo 178 (48,3%) com duas doses ou mais; para a varicela, 106 (28,8%) informaram ser vacinados: 50 (13,5%) com 1 dose e 56 (15,2%) com 2 doses da vacina. Para febre amarela, 116 (31,5%) foram vacinados; 289 (78,5%) estudantes não têm vacinação para hepatite A; para Reforço Difteria e Tétano (dT), 226 (61,4%) constam ser vacinados; 19 (5,1%) estudantes têm registro de vacina Pneumocócica 23 Valente; 204 (55,4%) não têm registro algum de vacina contra Influenza; 28 (7,6%) são vacinados para HPV, sendo 11 (2,9%) com três doses. CONCLUSÃO: O estudante de Medicina precisa ser mais estimulado a manter sua vacinação atualizada para evitar que seja a origem de surtos, casos graves entre pacientes e para que valorize a vacinação de seus pacientes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão