TRAFICANDO SABERES: A TRAJETÓRIA DE UM PROJETO DE APOIO À LUTA POR EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS.
Resumo
Criado em 2015, o projeto “Traficando Saberes” foi desenvolvido com o objetivo de trazer o debate sobre direitos humanos para jovens em liberdade assistida do socioeducativo, em Fortaleza. Através de oficinas, rodas de conversa e vários outros meios interativos, o projeto tem trabalhado, durante 5 anos, com a participação de outras entidades como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), além do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), para fornecer informação sobre cidadania, educação, poesia e música e ouvir o que os adolescentes têm a falar sobre suas vivências. Utilizando dos arquivos e relatórios feitos durantes esses anos de existência do projeto, este trabalho tem como intuito relembrar a trajetória do “Traficando Saberes”, trazendo, de maneira à contar sua história, suas atividades, acontecimentos, estudos com os jovens participantes e os resultados de seus trabalhos, com a participação de professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de seus convidados. Sabendo que muitos jovens foram alcançados através dos feitos pelo projeto, é importante mostrar os resultados que se pode ter levando ferramentas que muitas vezes são negadas aos adolescentes que estão em liberdade assistida, como educação, arte, cidadania e direitos humanos, que acabam crescendo em uma situação hostil para pessoas que ainda estão em desenvolvimento.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.