TRAJETÓRIAS URBANO INDUSTRIAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Resumo
Os impactos da pandemia de Covid-19 provocaram mudanças significativas nas diversas áreas do nosso cotidiano, sobretudo na educação, onde do ensino básico ao superior consequências reverberam-se até os dias atuais. Tal-qualmente, as ações extensionistas foram impactadas, sofrendo uma interrupção abrupta de suas atividades, tendo que adaptarem-se às novas realidades, traçando inéditas estratégias de atuação e difusão. Nessa ótica, o desenvolvimento de propostas no intuito de amenizar as problemáticas vigentes, fazem-se necessárias. Através da utilização de metodologias ativas, aliadas a aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), surgem propostas inovadoras. Com objetivo de dar continuidade às ações desta extensão, visando a ininterrupção de suas atuações nos espaços acadêmico, escolar e sociedade fortalezense, foram realizadas intervenções em escolas com turmas de ensino fundamental e médio, utilizando – se de jogos pedagógicos que estimulam a participação e a construção coletiva do conhecimento, corroborando para a melhor compreensão de assuntos ligados à urbanização e industrialização, com ênfase em Fortaleza e sua Região Metropolitana. Para tanto, através da metodologia do estudo do meio foi realizada a construção de slide temático abordando antigos e atuais espaços indústrias de Fortaleza, foi feita a apresentação virtual do percurso realizado na trilha urbana “Espaço do Ócio e Negócio” e a aplicação de jogo pedagógico com o tema da refuncionalização de espaços urbano-industriais de Fortaleza. Durante todas as intervenções foi observado uma efetiva participação dos discentes, um envolvimento maior nas questões relacionadas aos locais da cidade e a curiosidade com relação aos espaços de refuncionalização. Desse modo, concluímos que a utilização de metodologias ativas e a incorporação das TICs são fundamentais na busca de contornar as barreiras impostas pela pandemia, promovendo um aprendizado dinâmico, instigante e participativo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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