TRILHA ECOLÓGICA DO RIO PACOTI: DESAFIOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM MEIO À PANDEMIA DE SARS-COV-2.
Resumo
Atualmente, convivemos com uma das maiores crises epidemiológicas de todos os tempos, a pandemia de SARS-CoV-2, descoberta no final do ano de 2019, provocou efeitos gigantescos em diversos âmbitos no Brasil. Em âmbito acadêmico, tornou-se difícil a contínua produção da ciência, devido a questões como a suspensão das atividades da Universidade, determinada pelo MEC, isolamento social obrigatório e a dificuldade de manter estável a saúde mental e física. Dentre as atividades acadêmicas prejudicadas, destaca-se aqui a extensão, um dos três pilares do conhecimento acadêmico que tem como base a interação e a disseminação dos saberes entre universitários e a comunidade, perpassando dessa forma, entre docentes, discentes e integrantes da comunidade local. A trilha ecológica do Rio Pacoti caracteriza-se como um projeto de extensão que proporciona uma imersão da sociedade com o meio natural do ecossistema de manguezal e mata de tabuleiro presente no ambiente estuarino da Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Pacoti. A trilha recebe desde crianças até idosos, fomentando um pertencimento ambiental daqueles que participam com o ambiente da APA. Em um contexto pandêmico e político de agressivo desmonte educacional, negacionista, anti-conservacionista e de valorização da desinformação, tornou-se bastante difícil continuar práticas de vivências de educação ambiental, fazendo-se necessário e significativo uma considerável mudança na forma de transmitir o conhecimento e as riquezas presentes na trilha. Para isso, a equipe do projeto buscou utilizar as redes sociais para ser o canal principal de transmissão do conhecimento, utilizando a divulgação científica para exaltar a importância da conservação e despertar nos leitores a curiosidade para buscar a visitação do local em um contexto pós-pandemia.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.