UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DE AGRAVOS GERADOS PELA POLIFARMÁCIA EM IDOSOS: A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E DO AUTOCUIDADO
Resumo
INTRODUÇÃO: Os pacientes idosos, devido a suas peculiaridades, apresentam um número maior de patologias e, consequentemente, recebem maior quantidade de medicamentos quando comparados a outros grupos etários, aumentando o potencial para a ocorrência de interações medicamentosas, posto que esse potencial aumenta com o avanço da idade, com o número de medicamentos em uso e com o número de prescrições provenientes de vários médicos que cuidam do mesmo indivíduo (BUENO et al., 2012). OBJETIVOS: Relatar a elaboração de uma proposta de educação em saúde acerca da prevenção de agravos causados pela prática da polifarmácia em idosos. METODOLOGIA: Relato de experiência acerca da criação de uma proposta de educação em saúde para primeira fase do processo seletivo do PROSAF. RESULTADOS: A proposta elaborada constitui-se de dois momentos. Inicialmente, seria realizada uma capacitação para os membros do projeto relacionada à temática de polifarmácia, à automedicação, às interações medicamentosas e ao papel dos profissionais de saúde na prevenção e cuidado de agravos. O segundo momento seria demonstrativo e realizado diretamente com idosos assistidos pelo projeto, por meio de uma atividade lúdica utilizando embalagens dos medicamentos mais utilizados nas práticas de polifarmácia e automedicação em idosos, sendo estes classificados por cores e suas atribuições farmacoterapêuticas, dando enfoque nas interações medicamentosas que podem ocorrer entre os fármacos utilizados. Essa proposta foi aprovada pelos membros do projeto e está em vias de implementação. CONCLUSÃO: Portanto, o projeto elaborado é válido por proporcionar, aos membros do PROSAF, competência e habilidade no manejo básico de uma situação prevalente dentre os idosos, além de possibilitar, aos idosos atendidos pelo projeto, maior conhecimento acerca das práticas preventivas aos agravos gerados pela polifarmácia, fortalecendo nestes o senso de responsabilidade e autonomia de cuidado.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.