USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO GRUPO GEMBIOS: FERRAMENTA DE CONHECIMENTO EM MICROBIOLOGIA DO SOLO
Resumo
A utilização das mídias digitais para disseminação de conteúdo científico vem crescendo sumariamente, principalmente no último ano. Essa ferramenta possibilita que informações relevantes e específicas para um determinado público possam ser disseminadas pelas redes sociais, ambientes estes que são comumente utilizadas por distintos e numerosos grupos. A fim de divulgar informações de cunho científico relacionados à área de Microbiologia do Solo, o grupo GEMBioS (Grupo de Estudo em Microbiologia e Biotecnologia do Solo), produz e fornece informações por meio da rede social Instagram. A rede social do grupo foi criada em junho de 2020, desde então, os participantes do grupo produzem semanalmente conteúdos diversificados ligados a distintos temas estudados pela Microbiologia do Solo. Essas postagens abordam desde a indicação de artigos, notícias relacionadas a área, curiosidades cientificas e divulgação dos trabalhos realizados pelo grupo. Como essa atividade ocorre de forma totalmente digital, os resultados são baseados nas estatísticas do grupo, contando atualmente com cerca de 495 seguidores, que vão desde discentes a professores e pesquisadores, as postagens possuem uma média de 209 impressões, 30 compartilhamentos, valores estes sujeitos à atualizações diárias. É notória a relevância da divulgação dessas informações em meios digitais, disseminando conhecimentos para o público interessado, assim como o público em geral e produzindo uma rede maior de conteúdos didáticos que alcançam o meio digital cada dia mais comum em diversas vertentes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.