USO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA FOMENTAR À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR PAULO FREIRE NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Resumo
Introdução: Com o advento da globalização e do maior acesso a redes sociais e mídias em geral, os professores encontram inúmeros obstáculos no processo de ensino. Com a pandemia do Covid-19, que paralisou o mundo e, consequentemente, as salas de aula em ambientes físicos, ocorreu uma intensificação dessas adversidades, fazendo com que os colégios, as universidades e todas as plataformas de disseminação de conhecimento fossem reestruturadas. Dessa forma, o Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, da Universidade Federal do Ceará, repensou sua forma de agir e interagir com os alunos, para adequar-se a essa nova realidade. Objetivos: Verificar como ocorreu essa adequação, exemplificado as metodologias utilizadas, de que forma os membros e os alunos reagiram, e apresentar os resultados obtidos tanto com os próprios membros como também pelos alunos, com base nas expectativas esperadas, tanto em relação aos impactos positivos quanto aos negativos. Metodologia: Descritiva e explicativa, fazendo uso dos dados colhidos empiricamente durante o ano de 2020 no Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, com abordagem quantitativa e qualitativa. Resultados: Verificou-se um resultado positivo em relação aos métodos propostos, havendo a identificação de um acompanhamento dos alunos em relação ao que lhes era proposto e um retorno positivo, demonstrado por meio de elogios e de dúvidas que os alunos demonstravam conforme os assuntos lhes eram expostos. Além disso, nota-se que essa reestruturação terá utilidade em um contexto não pandêmico, servindo como um apoio aos alunos e aos membros do curso. Considerações finais: Procura-se abordar as novas propostas de ensino do Curso Pré-Vestibular Paulo Freire conforme o contexto de Corona Vírus, que requereu uma reestruturação do aparato pedagógico oferecido aos alunos de maneira a fomentar a aprendizagem dos conteúdos necessários, por meio de um aprimoramento do uso das mídias digitais disponíveis.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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