UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADAPTAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE ESTUDANTES AFRICANOS – TI2EA
Resumo
Introdução e Objetivos O aluno estrangeiro depara-se com um processo complexo, necessitando lidar com uma diversidade de papéis culturalmente definidos, com os quais não está familiarizado, e enfrentar uma série de dificuldades e desafios. O Projeto TI2EA, Utilização da Tecnologia da Informação na Adaptação e Capacitação de Estudantes Africanos, utiliza os diferentes recursos proporcionados pela Tecnologia da Informação com o objetivo de facilitar a adaptação e alavancar a capacitação de alunos africanos que estudam em instituições de ensino superior no estado do Ceará, principalmente na UFC e na Unilab. Ações realizadas A bolsista aplicou a ferramenta Google Forms para desenvolvimento de um formulário para coleta de dados socioeconômicos dos estudantes acerca das condições de isolamento social e saúde mental no contexto da pandemia de Covid-19. Também foram coletados dados sobre o contexto do retorno às aulas no formato EAD. Em uma série de lives, foram discutidos aspectos culturais, políticos, econômicos e históricos de Guiné-Bissau e Angola, e também o movimento Black Money e o Dia da Consciência Negra. Conclusão Ao longo do presente ano de trabalho do Projeto TI2EA, as ações desenvolvidas focaram os seguintes eixos de atuação: Vida Universitária, Comunicação, Cultura e Educação. Tais ações tiveram como resultado o intercâmbio cultural com estudantes e professores de diversas áreas. O público beneficiado com tais ações não se restringiu aos estudantes africanos da UFC e da Unilab, pois o uso das diversas redes sociais na divulgação e transmissão das ações possibilitou que pessoas de fora da comunidade acadêmica também tivessem acesso aos conteúdos. Conclui-se que as ações do Projeto TI2EA impactam na capacitação de estudantes estrangeiros e brasileiros dentro e fora do ambiente acadêmico, gerando diversos benefícios, com destaque para o intercâmbio cultural.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.