UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PELO CLUBE DA QUÍMICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Marcos Vinicius Melo do Nascimento
  • Carla Vitória de Castro Nobre
  • Carlos José Alves da Silva Filho
  • Diana Ribeiro de Moura Rodrigues
  • Vitória Elen Félix de Paula
  • Jair Mafezoli

Resumo

O Clube da Química (CluQui) é um projeto de extensão localizado no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará. O projeto desenvolve parcerias universidade-escola promovendo o ensino de Química por meio de experimentos em sala de aula, Quizes e jogos lúdicos. Frente à suspensão das aulas presenciais no ensino médio, devido à pandemia do COVID-19, adaptações no processo de ensino por professores foram necessários. As redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas como um meio rápido e fácil de gerar e compartilhar, além de informações pessoais, outras informações relacionadas a todas as áreas de interesse coletivo. Sabendo disso, o CluQui utilizou a rede Instagram para publicar semanalmente conteúdos de Química voltados para estudantes que tenham como foco o Enem. Além disso, para a completa compreensão, uma explicação do fenômeno ocorrido constava na descrição da postagem. O processo de criação de conteúdo iniciou-se na consulta prévia, pelo setor de pesquisa do CluQui, por assuntos mais relevantes e recorrentes na prova do Enem em sites de vestibulares. Em seguida, tais assuntos foram consultados em livros de ensino médio e um material contendo textos e imagens foi compilado e encaminhado para o setor de correção, responsável pela revisão teórica e gramatical. Por fim, o conteúdo revisado foi enviado para o setor de marketing, responsável pela adequação do material ao formato de postagem. A criação dos posts mostrou-se de grande aprendizado para os membros do CluQui, uma vez que estes foram os principais responsáveis por facilitar a aprendizagem em um ambiente onde as informações são voláteis. Tal processo, que compreendeu a criação de conteúdo por meio da pesquisa de assuntos mais relevantes, aprimorou as habilidades de sintetizar informações e facilitar o conhecimento. O manuseio das ferramentas digitais, utilizadas neste trabalho para o ensino de Química, também foi proporcionado aos integrantes do CluQui.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão