UTILIZAÇÃO DE SÉRIES E DE FILMES COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA FITOTERAPIA EM REDES SOCIAIS: UM PROJETO PILOTO
Resumo
Fitoterapia é uma prática terapêutica determinada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas e inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, sendo baseada no cuidado humanizado e na autonomia do indivíduo em relação à sua saúde. Diante disso, o objetivo do projeto da Diretoria de Extensão da Liga Acadêmica de Fitoterapia de Farmácia foi divulgar informações para comunidade, pela rede social Instagram, a respeito de plantas medicinais que aparecem, de alguma forma, em séries e em filmes, auxiliando à uma maior autonomia do indivíduo no que diz respeito à sua saúde. Com isso, foi feita uma lista de séries e filmes que, de algum modo, apresentavam plantas medicinais. Foram escolhidas 3 séries e 1 filme, sendo feito um material com as 4 plantas medicinais, contendo informações relevantes sobre cada planta, como seu nome científico, constituintes químicos, indicações e ações farmacológicas, modos de uso, toxicidade e interação medicamentosa. Após a conclusão do material, foram feitas publicações no Instagram, sendo postadas na frequência de uma vez por mês, durante 4 meses, em que foram abordadas as seguintes plantas medicinais: Mamona (Ricinus communis L), com referência da série Breaking Bad e alcance de 1.650 contas, Abóbora (Cucurbita pepo L), com referência do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e alcance de 1.305 contas, Castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa), com referência da série Doctor House e alcance de 1.372 contas, e Batata-Doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.), com referência da série Todo Mundo Odeia o Chris e alcance de 1.746 contas. Foram observados vários comentários positivos para continuação dessa ferramenta de divulgação da fitoterapia e uma maior dinamicidade da LAFITO com a comunidade em geral. O projeto piloto permitiu o repasse de conhecimentos da fitoterapia à população de uma forma inovadora e dinâmica, contribuindo para a associação de plantas medicinais ao cotidiano.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.