``FLORESCER NA ESCOLA” AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA E COGNITIVO-COMPORTAMENTAL COM ESTUDANTES DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Mateus Ribeiro de Moraes
  • Estefanea Elida da Silva Gusmao

Resumo

O ano de 2020 trouxe diversos desafios oriundos da pandemia COVID-19, fato este que alterou as atividades que tinham o contato físico como mediador do processo. Nesse contexto, as intervenções da extensão ``Florescer na escola” avaliação e intervenção em psicologia positiva e cognitivo-comportamental com estudantes de Fortaleza-CE, do Núcleo de Avaliação Psicológica em Saúde (NAPSIS), que outrora era feita em uma instituição de ensino médio, teve que ser modificada para o meio virtual. Sendo assim, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde(OMS), as atividades da extensão foram realizadas de maneira remota com o desenvolvimento de psicoeducação por meio das redes sociais virtuais, com posts, enquetes, portfólios, questionários, notícias que tiveram como principal foco a promoção de saúde mental, tendo por base o corpo teórico da psicologia positiva e da psicologia cognitivo-comportamental, além da conscientização sobre os diversos cuidados mediante a prevenção contra a proliferação da doença COVID- 19. As principais redes sociais usadas pelo projeto foi o Facebook e Instagram. No Instagram eram realizadas semanalmente uma postagem no feed e doze stores divididos ao longo da semana. Observou-se que houve grande participação no perfil , principalmente,de estudantes do ensino médio com o número de cinco mil quinhentos e sessenta e quatro impressões no perfil por semana e mil duzentos e quarenta curtidas totalizadas pelo soma de todos os posts. No Facebook a participação foi considerável, com a interação de vinte e cinco jovens ao longo da extensão,valendo salientar que a participação conta com curtidas. comentários, compartilhamentos e seguimentos na página.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão