A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS VIRTUAIS ATIVAS NA INTEGRAÇÃO ENTRE TDICS, LAZER E PATRIMÔNIO

Autores

  • Mayra Beatriz Arruda de Souza
  • Rian Pereira da Silva
  • Solleny Ketlen do Nascimento Silva
  • Emanuelton Antony Noberto de Queiroz
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

A pandemia da Covid-19 vem mudando a forma que as atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) estão se desenvolvendo e se adequando ao contexto vivenciado. Nesse sentido, o PIBID Geografia UFC vem realizando o processo formativo dos bolsistas nas escolas contempladas pelo programa de forma virtual, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), por exemplo, o uso de jogos e trilhas urbanas virtuas como metodologia ativa. Dessa forma, o presente trabalho, realizado através do PIBID, objetiva relatar a experiência vivenciada em uma de suas ações, que tencionava fomentar nos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Álvaro Costa - (EMTIPAC), o desejo de ocupar os espaços de lazer presentes na cidade de Fortaleza através da preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural. Assim, foram utilizadas para a intervenção ferramentas como Imagens, Músicas, Google Maps e slide explicativo. Como metodologia, o, houve planejamento com pibidianos, professor supervisor e coordenação do pibid. Foi realizada, também, uma pesquisa em periódicos científicos sobre Patrimônio, Lazer e TDICs, a fim de produzir uma aula de campo virtual sobre alguns dos locais que são considerados patrimônios históricos e culturais de Fortaleza e que podem ser visitados como espaços de lazer. Do mesmo modo, foi elaborado um jogo de Verdadeiro e Falso da história e utilização desses espaços no Kahoot!, para estimular a participação dos estudantes e tornar a atividade mais dinâmica. Posteriormente, a atividade realizada propiciou o estudo das TDIC’S aliadas aos jogos virtuais, e ao Patrimônio como forma de lazer, que podem ser empregadas no ensino remoto de Geografia, de modo a estimular a participação dos alunos nas aulas online e ampliar a valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental. Como conclusão parcial, observou-se a importância do uso de TDICs e de jogos virtuais como metodologias ativas para o ensino de Geografia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência