A VIVÊNCIA DO PIBID - QUÍMICA UFC EM TEMPOS REMOTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sarah Cavalcante Rocha
  • João Pedro Alves Aragão
  • Prof Me Ricardy Leonam Pontes Mesquita
  • Pablyana Leila Rodrigues da Cunha

Resumo

O PIBID visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Com as medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19 e o advento do Ensino Remoto, o programa que acontecia presencialmente nas escolas, teve que se readaptar e as atividades passaram a ser realizadas de forma remota, tanto síncrona, quanto assíncrona. Para isso, se fez necessário a utilização de diversos aplicativos e programas online, além da busca de outras formas de realizar atividades com os alunos da escola, mesmo a distância. Este trabalho tem como objetivo relatar, de uma forma geral, as experiências vividas no Subprojeto PIBID-Química/UFC na Escola Santo Afonso em Fortaleza. As atividades foram realizadas de forma remota, e teve como estratégia, o uso de ferramentas online trabalhando atividades de revisão de conteúdo de Química e o acompanhamento dos pibidianos nas aulas síncronas do professor supervisor. Foram realizadas atividades referentes ao Enem para os alunos do terceiro ano. Foram utilizados, vários recursos digitais, tais como gamificação, uso de aplicativos, o uso de simuladores, experimentos virtuais, mapas conceituais, entre outros. Como resultado, podemos observar a transposição eficiente do Subprojeto-PIBID Química neste novo formato. As atividades e propostas elaboradas foram aplicadas e foram bem recebidas pelos alunos, sendo agregadoras à formação destes, durante o Ensino Remoto. Até o momento, as atividades do subprojeto têm sido realizadas de forma remota. O subprojeto tem sido enriquecedor para o aprendizado dos licenciandos como primeiro contato com a sala de aula. Mesmo com a nova realidade do Ensino Remoto, o PIBID- Quimica possibilitou a vivência do ambiente escolar para os licenciandos, mostrando a importância deste programa para as licenciaturas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência