ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE CONCEITOS PARA A MELHORIA DE AULAS PRÁTICAS DE FISICO-QUIMICA.

Autores

  • Carina Pereira do Nascimento
  • Alcineia Conceicao Oliveira

Resumo

A aplicação de materiais complementares é uma ferramenta para a auxiliar as atividades didáticas. Nesse contexto, o uso de artigos científicos contextualizados a área de estudo do discente tem sido empregado para a melhoria do ensino-aprendizagem. Neste trabalho foram empregados artigos científicos nas áreas de farmácia, engenharia de alimentos, biotecnologia e engenharia de pesca com vista a melhoria do entendimento de aulas práticas das disciplinas de Físico-química ofertadas aos referidos cursos de graduação. Tem por objetivo questionar os alunos acerca da importância da leitura desses artigos para a compreensão e aplicações do conteúdo estudado. Trata-se de um estudo descritivo que relata experiência dos discentes nas aulas práticas remotas, a partir da aplicação de um questionário anônimo aos alunos que estão cursando a disciplina fundamentos de físico-química no semestre 2021.1 na Universidade Federal do Ceará. As questões continham as respostas sim (S), não (N) e não sei responder (NSR). Os seguintes aspectos foram analisados: facilitação da fixação e compreensão do conteúdo (S 67%, N 16%, NSR 17%), preferência pelos artigos científicos em relação a outros materiais (S 67%, N 16%, NSR 17%), Visualização das aplicações das práticas nas atividades de trabalho realizadas por profissionais dos respectivos cursos (S 58%, N 0%, NSR 42%), Facilitação do aprendizado da parte teórica da disciplina por meio dos dados artigos (S 25%, N 42%, NSR 33%) e Aplicação da metodologia auxiliar de artigos científicos em outras disciplinas durante a graduação (S 75%, N 25%, NSR 0%). Conclui-se que a disponibilização de artigos científicos sobre as temáticas das práticas de físico-química se mostrou eficaz no auxílio do ensino da prática, visto que além da compreensão dessa parte da disciplina, uma maior receptibilidade a leitura desse material foi observada. Isso se deve a contextualização das aulas práticas as áreas dos cursos dos alunos matriculados no semestre em questão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência