CONHECENDO LITERATURA INDÍGENA NO CLUBE DE LEITURA RUI BARBOSA

Autores

  • Elisa de Souza Da Silva
  • Frances Rodrigues Marinho
  • Ana Celia Clementino Moura

Resumo

Com o contexto pandêmico da Covid-19, o trabalho do PIBID foi desenvolvido em formato remoto, sendo assim, o uso da tecnologia foi um fator essencial para a realização das atividades. Dito isto, percebemos que durante tal período se fez necessária a busca por adaptações nas maneiras e espaços de promoção do conhecimento dentro das escolas, objetivando resgatar o interesse dos alunos, especialmente, pela literatura. Portanto, o presente trabalho, tem como objetivo apresentar o resultado de uma oficina que realizamos sobre Literatura Indígena no Clube de Leitura do Colégio Estadual Rui Barbosa, do município de Maracanaú, Ceará, onde desenvolvemos nossas atividades do PIBID Letras UFC. Com base nos pressupostos da BNCC, é evidenciada a importância de se abordar temáticas de cunho sociocultural dentro da escola, como forma de auxiliar na aprendizagem e na construção social dos jovens, bem como propiciar o reconhecimento de culturas marginalizadas no âmbito literário. Dessa forma, tivemos como resultado o entendimento de que o uso de práticas de leitura dentro da escola, a partir de um Clube, por exemplo, se apresenta como essencial na formação leitora e social dos jovens, de forma a auxiliá-los na criação de sua própria visão de mundo, tendo em vista que o ambiente escolar é o que mais propicia tal ação. Além disso, acreditamos que promover este contato, através do ambiente diferenciado que o projeto proporcionou, foi fundamental para que pudéssemos analisar de maneira mais imediata os frutos colhidos com a oficina, por meio da interação e empolgação expressada pelos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência