DESVENDA ENEM: O PIBID NA CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DE ENSINO PARA A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE SOCIOLOGIA NO ENEM

Autores

  • Maria Nayara Braz dos Santos
  • Rebeca Oliveira da Silva
  • Sabrina Kelly Santos Lima
  • Alexandre Jeronimo Correia Lima

Resumo

Apresentamos neste espaço um programa de resoluções de questões sociológicas do ENEM desenvolvido pelos bolsistas, orientadores e supervisor do PIBID 2020/2022 de Sociologia (UFC), em parceria com a escola Liceu do Conjunto Ceará. A ação foi coordenada por um núcleo estruturante formado por três bolsistas e o orientador. Em síntese, trata-se de um processo sistemático de identificação, catalogação e resolução das questões sociológicas do ENEM, para, em seguida, serem trabalhadas nas aulas de Sociologia no Liceu. Tem-se como objetivo produzir uma proposta didática que se fundamente em estudos sobre o papel do ENEM e da Sociologia na sociedade, de modo a refletir sobre a presença da disciplina na recontextualização curricular e pedagógica promovida pelo ENEM, garantindo a pesquisa e desenvolvimento de estratégias de ensino de Sociologia eficientes, resultando na integração com o Ensino Médio, por meio da aplicação do material construído nas aulas da escola parceira. Após realização de estudos bibliográficos sobre o ENEM e a Sociologia, elaboramos um protocolo para identificação das questões de Sociologia, construímos uma planilha com as questões presentes nos cadernos do ENEM de 2009 a 2020, de modo a garantir identificação de temas, conceitos, teorias, objetos, competências e habilidades de cada questão, de acordo as orientações da Base Nacional Comum Curricular. Na sequência, preparamos um modelo de apresentação escrita e visual das resoluções para então serem trabalhadas em sala de aula. Atualmente, a ação segue em fase de revisão dos protocolos, através das demandas que surgem na prática em sala de aula. Essa fase constitui-se uma das mais enriquecedoras, haja vista que reorganiza o programa de acordo com as necessidades do corpo discente do Ensino Médio. Conclui-se que todo o material produzido pode vir a aprimorar a prática docente e espera-se fornecer uma estratégia facilitadora do ensino de Sociologia nas escolas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência