EDIÇÃO DE VÍDEOS SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE MESSEJANA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID GEOGRAFIA

Autores

  • Ezequiel Oliveira do Nascimento
  • Kíldere Andrade Maia
  • Vitória Tainara Souza Pereira
  • Leonardo Moreira Quixadá
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Este trabalho relata a experiência dos bolsistas do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que atuam na EEM Liceu de Messejana – Fortaleza. Objetivou-se analisar o uso de ferramentas virtuais como o YouTube e vídeos para discutir sobre patrimônio histórico, cultural e ambiental, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a necessidade exponencial de seu uso durante a pandemia do Covid-19, foram surgindo os desafios e oportunidades para inovar a prática docente. Como metodologia foram realizados estudos sobre as TIC, Educação Patrimonial, estudo do lugar, no caso sobre o bairro Messejana, reuniões de planejamento, edição de vídeos produzidos pelos bolsistas, onde foram apontados os pontos históricos e narrada a história do bairro em tela. A intervenção aconteceu com a exibição dos vídeos no mês de agosto de 2021, para as turmas do 1º ano de Ensino Médio da EEM Liceu de Messejana. Foi constatada uma grande adesão e participação dos estudantes durante a intervenção, mostrando que a utilização do vídeo gerou um resultado positivo para a discussão proposta. O conhecimento mais aprofundado sobre as TIC abre possibilidades para interação em sala de aula virtual. Como professores em formação, foram percebidos os grandes desafios que o momento impõe: necessidade de mais capacitação quanto ao uso das tecnologias digitais, mais tempo para planejamento, mais capacidade de comunicação durante as aulas virtuais e mais reflexão sobre a prática de ensino em Geografia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência