EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR À LUZ DA JUSTIÇA SOCIAL NO ENSINO REMOTO: UM TRABALHO COLABORATIVO COM O PIBID

Autores

  • Lyvia Rafhaela Uchoa Moraes
  • Francisco Pereira Sá Neto
  • Felipe Néo dos Santos
  • Luciana Venâncio
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

Introdução: A educação física escolar durante décadas foi pautada principalmente no ensino de esportes, entretanto na contemporaneidade, pode-se notar que consiste em uma ciência ampla e converge com temáticas da sociedade atual. Assim, possibilitando usufruir das temáticas de caráter social, associando aos conteúdos da educação física escolar. Objetivo: Visamos destacar um relato de experiência acerca de temáticas conectadas a justiça social, as quais foram abordadas durantes as aulas remotas com ênfase em situações cotidianas e ligadas à educação física. Metodologia: As aulas remotas foram realizadas em uma escola-campo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ministradas pelo professor supervisor e pelos (as) pibidianos (as) com alunos (as) do 9o ano do ensino fundamental por meio do uso de equipamentos eletrônicos, plataforma Google Meet, vídeos, fotos, relatos e diálogos. Resultados: Pode-se perceber que através da didática e da metodologia utilizada ao abordar temas complexos da sociedade e do mundo esportivo, tais como desigualdade social, discriminação racial, discriminação de gênero, lutas de classes, ética e moral, na sociedade e no esporte implicou em maior assiduidade e participação de alunos (as) nas aulas, com a maior interação no chat. Conclusão: Conclui-se que o aumento de interação e de engajamento dos (as) alunos (as) nas aulas, possibilitou aguçar uma formação crítica, buscando uma educação libertadora, acerca de temáticas presentes no convívio social que são pouco discutidos na escola, em casa e no cotidiano de cada estudante. Observamos, também, a importância e o impacto das temáticas da justiça social na vida de cada aluno (a) como uma forma de exemplificar sobre a sociedade atual, trazendo conteúdos relevantes e que consideramos fundamentais de serem ensinados nas aulas de educação física.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência